Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Prefeita Belezinha Homenageia os Servidores Públicos Municipais...




A Prefeita Ducilene Pontes preparou um banner para homenagear os Servidores Públicos Municipais.



A mensagem escrita no banner diz: “Parabéns a todos os Servidores Públicos Municipais o dia é para celebrar, pois Chapadinha ao longo desses três anos de nossa administração vem alcançando grandes mudanças, graças à união de forças”.


















Se eu, se os Servidores Públicos e se as famílias e amigos desses servidores públicos não conhecessem a dura realidade que as Servidoras e Servidores públicos enfrentam, até nos emocionaríamos com essa homenagem.



Pra você que não mora ou não conhece nossa realidade, vou fazer um breve relato desses três anos de um governo que pode até ser Belezinha para alguns, mas para os Trabalhadores e Trabalhadoras do Serviço Municipal, com certeza não tem visto beleza alguma nessa administração que apenas nos nega direitos e se nega a dialogar com o SINDCHAP.



...”Pois Chapadinha ao longo desses três anos de nossa administração vem alcançando grandes mudanças”...



A primeira mudança que os Servidores Públicos viram e sentiram foi no bolso, pois já no seu primeiro ano de mandato a prefeita Ducilene Pontes, descumpriu a promessa que fez durante sua campanha, na frente de milhares de pessoas que iam assistir aos seus comícios: “Se eu for eleita os professores de Chapadinha não terão que ir às ruas baterem panela por seu abono, se o dinheiro cair num dia, no outro será depositado nas contas dos professores”. Dizia Belezinha.



Já nos primeiros dias de mandato a prefeita cuidou de arrumar uma série de argumentos esdrúxulos para não pagar o abono, e assim  já são três anos que nem batendo panelas os professores e professoras de Chapadinha recebem abono.



Ainda em 2013 após pressão e por força da Lei 11.734/2008 que trata de redefinição da jornada dos profissionais do Magistério o governo de Ducilene Belezinha implantou às 13 aulas de 50 minutos (às 7 horas restantes são para que o professor tenha tempo para planejar melhor suas aulas) e pagou 10 reais por horário de aula, a cada professor que excedesse esse período em sala de aula (hora extra).



Mas, alegria de trabalhador e trabalhadora também dura pouco, e em retrocesso histórico para a luta sindical e trabalhista, a prefeita Belezinha, não só deixou de pagar hora extra aos profissionais do magistério, como utilizando-se do argumento de que trabalhador tem que cumprir a hora relógio (60 minutos) ampliou a jornada de trabalho desses trabalhadores.



Alguns professores sofrem mensalmente com descontos salariais que ultrapassam 400 reais em seus contracheques, apenas por se recusarem a cumprir esse desmando do governo municipal.



Lembrando no campo da educação e acerca da Lei, o SINDCHAP não discute unidade tempo, mas unidade de aulas e cada unidade de aula do professor são equivalentes há 50 minutos (o SINDCHAP briga na justiça para garantir esse direito dos trabalhadores).



Recentemente os professores e professoras de Chapadinha continuaram sentindo na pele e no bolso a implantação dessas grandes mudanças” proporcionadas pela gestão da Competência Administrava.



A prefeita Belezinha se baseando no Estatuto do Servidor Público Municipal (que é de 1978) estaria descontando 1/3 (um terço) do salário dos profissionais que tirarem licença de 3 a 6 meses de licença e até 2/3 (dois terços) se o período da licença exceder os 6 meses até 12 meses.



Não satisfeita a gestora de Chapadinha ainda estaria abrindo processo administrativo contra profissionais que tiram licença na rede publica municipal e não tiram na rede particular, por exemplo. Servidores e Servidoras atentem bem pra isso, pois o desgoverno Belezinha tem olhos de águia para enxergar artigos e leis que cobram e prejudicam o trabalhador, mas se faz se cego ou busca desculpas para negar direitos garantidos dos servidores. 



Nenhum prefeito na história de Chapadinha havia utilizado o Estatuto do Servidor dessa forma (só pra constar).




As ASGs (Auxiliares de Serviço Administrativo) que tiveram sua carga de trabalho redobrada para atender a demanda do programa Mais Educação e não receberam nem um centavo a mais por isso, nem mesmo o reconhecimento do governo Belezinha. Ao contrário, aqueles que tiveram a coragem de lutar por seus direitos ainda sofreram processos administrativos por parte do desgoverno da Competência Administrativa.



Guardas Municipais – Nossos Guardas Trabalham sem coletes e sem o mínimo necessário para garantir sua integridade física. Até parabenizo o novo comandante da Guarda que tem feito o que está ao seu alcance para atender a demanda desses profissionais.  Mas, a prefeita Belezinha enviou a Câmara Municipal um projeto de Lei que pretende alterar a jornada de trabalho desses agentes, pasmem, sem dar o justo (ou mesmo injusto) reajuste salarial pelas horas a mais que terão que trabalhar caso o projeto seja aprovado.



Profissionais da Saúde – Há grande reclamação por parte de alguns trabalhadores e trabalhadoras do HAPA (Hospital Antônio Pontes de Aguiar) e quem já tiveram direitos como, insalubridade e adicional noturno, negados pela administração Beleza, sem falar no aumento da jornada de trabalho.



Profissional cansado e desvalorizado não rende e quem perde além do trabalhador é a população.



Servidor Municipal tomemos como exemplo a Greve dos Bancários, não foram só 15 ou 20 trabalhadores que pararam, mas todos os servidores de várias cidades do Brasil, a Greve do Judiciário, não são só dois ou três servidores em greve são todos. Trabalhador desunido não tem força. Nossa força vem de nossa união.































Hoje nós ainda não temos o que comemorar, mas Servidores e Servidoras unam-se ao SINDCHAP e dia 26 de novembro venha às ruas cobrar que seus direitos sejam respeitados e cumpridos. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário